O Comitato Veneto do Rio Grande do Sul e a Regione Del Veneto lançaram na noite da última sexta-feira, 5 de novembro, a Mostra della Fisarmonica: I Pionieri in Brasile, a primeira mostra de acordeões do País. A exposição foi aberta no espaço da Epopéia Italiana Parque Temático, próximo à Estação Ferroviária, e permanece no local, aberta ao público, até março de 2011.
Além da presença de entidades, imprensa, grupos musicais e autoridades de Bento e região, a abertura recebeu ainda uma delegação de Veneza, na Itália, representando o secretario de Estado da Regione del Veneto para Identidade Veneta, Caça, Proteção Civil e Fluxos migratórios, Daniele Stival. O contou evento também com a apresentação da Orquestra de Santa Tereza e do acordeonista Oscar dos Reis.
Todo o material de pesquisa da exposição, que reúne pela primeira vez, 40 dos mais antigos acordeões produzidos na Itália e no País, está documentado no livro Mostra della Fisarmonica: I Pionieri in Brasile, do professor, pesquisador e consultor do Comvers – Regione del Veneto, César Augusto Prezzi. A obra também foi lançada na noite desta sexta-feira.
Para Prezzi, que foi o idealizador do projeto, a exposição e o livro constituem apenas o primeiro capítulo de uma pesquisa que necessita ser aprofundada. "É o patrimônio cultural do Brasil que está se perdendo. Mais de 60 construtores e fabricantes de acordeões, verdadeiros artistas que colaboraram decisivamente para a inestimável bagagem musical e do folclore de toda América do Sul”, afirma o professor.
Raridade
A coleção traz verdadeiros dinossauros como a primeira gaita a piano elaborada por Cesare Appiani e Maria Savoia datada de 1907 e a número 1 da Todeschini (que produziu cerca de 170.00 instrumentos), em madeira e com detalhes em társio, fabricada em 1932. Também exemplares, Zoppas, Somenzi, Pozza, Hohner, Alfred Arnold (modelo usado por Piazzola), Paolo Soprani e Dellapè Stradella - modelos de fábricas pioneiras na Itália e no Brasil.
A Mostra é gratuita, aberta ao público e funciona no mesmo horário da Epopéia Italiana Parque Temático: de terças a sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h.
A Mostra é gratuita, aberta ao público e funciona no mesmo horário da Epopéia Italiana Parque Temático: de terças a sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h.
Logo, fotos do lançamento da Mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário